Recomende este site

visite

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

20 de Novembro: Cosciência Negra- Origem e Chegada


Consciência Negra - Origem e chegada


Dia 20 de novembro comemora-se a Consciência Negra. Veja alguns dados interessantes sobre a origem e a chegada dos negros ao Brasil. Leia a matéria!
Houve na África três grupos gerais surgidos no período paleolítico: O Homem de Neandertal, o Homo Sapiens fossilis de grande estatura e características negróides, que povoou todo o Continente e um grupo de estatura menor, comparável aos Pigmeus atuais. Para se delinear o quadro racial africano a partir do período neolítico, veremos que a base da população do continente é constituída de 3 grandes elementos: Os Negros especificamente, no Norte; os Pigmeus ou Negrilhos africanos no centro e os Boschimanos no sul. Persistiu a profunda infiltração do elemento Etíope e Berberes entre as populações negras, produzindo as mais variadas misturas dos grupos que habitam o sul do deserto do Saara. Características antropolóides do Negro médio: Pele negra, cabelos encarapinhados, nariz platirrino, lábios geralmente volumosos, prognatismo, média-alta estatura (de 1m71 a 1m75 em média), dolicefalia moderada (índice cefálico de: 74 a 75). Com as subdivisões dos grandes grupos da etnia negra, cada comunidade pode apresentar traços particulares inerentes a cada grupo. Sem os negros, o Brasil não existiria como Nação, Estado, Pátria ou País. Toda a economia brasileira baseou-se na escravidão. Cerca de 40% do contingente retirado de solo africano e destinado às Américas para o trabalho escravo era desembarcado no Brasil . Sem esse dado não é possível entender o País. Os primeiros negros desembarcados no Brasil não vinham da África e sim de Portugal, já como escravos treinados. É provável que as expedições de 1516 a 1526 trouxessem negros escravizados. A partir de 1531 - ou no máximo 1550 - os negros eram muitos no Brasil, ainda uma colônia despovoada. O número de africanos seqüestrados pelos séculos de tráfico de escravos é estimado entre 10 e 28 milhões de pessoas. Entre 1450 e 1850, pelo menos 12 milhões de pessoas foram levadas para as colônias nas Américas e na Índia ocidental, entre homens, mulheres e crianças. Pelo menos 20% delas morriam durante a viagem. Estima-se que outros 17 milhões foram levados por comerciantes de países muçulmanos às costas do oceano Índico, ao Oriente Médio e à África setentrional. Em meados do século 16, Africanos pertencentes aos grupos étnicos Bantos e Sudaneses foram trazidos ao Brasil para trabalharem como escravos nas plantações de açúcar e posteriormente nas minas de ouro e diamante, bem como nas plantações de café. Quando a escravidão foi abolida em 1888, aproximadamente 5 milhões de escravos já haviam dado entrada no País. A contribuição cultural dos negros é enorme. Na religião, música, dança, alimentação, língua, temos a influência negra, apesar da repressão que sofreram as suas manifestações culturais mais cotidianas. Misturaram-se escravos de diferentes etnias e com isso construíram diferentes identidades dando origem ao Brasil que vemos hoje.



Fonte: Planet Black Equipe INEMA
Consciência Negra - Origem e chegada


Fonte: Planet Black - www.planetblack.com.br Cidade: Porto Alegre-RS Fotos: Planet Black - www.planetblack.com.br Publicado: Vanessa Valiati

Nenhum comentário: